terça-feira, 5 de abril de 2011

Câmara Municipal de Resende

  O primeiro local de instalação da câmara foi na Praça do Centenário, antigo largo da Constituição. Local de suntuosas festas, e de encontros sociais e políticos, a câmara se reuniu no antigo largo da Matriz, durante alguns anos, até por volta de 1850, quando se transferiu para o prédio da Câmara e Cadeia “Paço Municipal”.
  O vereador padre Francisco Fróes propôs a fundação de uma casa de caridade. Construída por mão de obra escrava. A Santa Casa de Misericórdia foi inaugurada. O mesmo prédio foi reformado para sediar a Caixa Rural de Resende, tendo como primeiro presidente Noel de Carvalho. Com o encerramento da Caixa, o prédio foi adquirido pelo Banco do Brasil.
  
  Depois de ocupar diferentes espaços, e se reunir até na sacristia da Igreja Matriz , a Câmara Municipal de Resende se instalou no antigo prédio da Caixa Rural. Recebeu novas cores e foi reinaugurado no dia 29 de setembro de 1998.
  E no sentido de ampliar o atendimento ao público, no ano 2000, a Câmara inaugurou um anexo em Campos Elíseos. 
  
  Na entrevista feita com uma funcionária da Câmara descobrimos que ela se formou entre 1824 a 1836, no século XX, o estilo de construção do prédio é o eclético e a nova sede da Câmara será no terreno vazio no centro histórico da cidade, ao  lado da Igreja Matriz e do Supermercado Netinho.




Praça do Centenário

Paço Municipal

  Construção da casa de caridade 

Sede atual da Câmara Municipal de Resende


GrupoAline, Amanda, Bruna, Érika, Naiene

Nenhum comentário:

Postar um comentário